OUÇA 100,7 AO VIVO
Quinta, 02 de abril de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

21/02/2020 ás 23h35 - atualizada em 22/02/2020 ás 11h37

Raiana Silva

TENENTE PORTELA / RS

Moradores do centro de Tenente Portela avistam Trem de Satélites
Até atingirem a altitude, os satélites ficam visíveis no Brasil
Moradores do centro de Tenente Portela avistam Trem de Satélites
Registro feito do fenômeno relatado pelos moradores (Foto: Divulgação/OGlobo/Marco Langbroek)

Um fato curioso mobilizou diversos moradores da rua Uruguai, centro de Tenente Portela, e também diversas cidades da região na noite desta sexta-feira, 21. Internautas enviaram a nossa reportagem relatos surpresos sobre sequência de luzes brilhantes no céu, por volta das 21h de hoje.


Conforme o internauta, foi assustador assistir o espetáculo, vendo as luzes se ordenando na noite escura, movimentando na direção oeste de Tenente Portela, como se estivessem indo e volta de Itapiranga a Três Passos, diz ele.


O fenômeno, Trem de Satélites, consiste em equipamentos que foram lançados no dia 29 de janeiro na Flórida, Estados Unidos. São 60 satélites que se somam aos 240 que já estão em órbita dentro do projeto Starlink, do bilionário Elon Musk.


Agora, o novo conjunto lançado também fica visível no Rio Grande do Sul até atingir a órbita programada, quando então só pode ser observado com equipamentos especiais. A intenção é levar internet de alta velocidade para todas as regiões da Terra, inclusive para locais remotos e de difícil acesso.


Outras aparições:


Em dezembro do ano passado, o grupo de satélites, chamado de “trem” em função da quantidade e do alinhamento, chegou a ser registrado enquanto passava pelo Vale do Rio Pardo. Agora, o novo conjunto lançado também fica visível no Rio Grande do Sul até atingir a órbita programada, quando então só pode ser observado com equipamentos especiais.


Eles vão ficar em uma órbita distante 549 quilômetros do solo. Até atingirem esta altitude, os satélites percorrem um longo caminho e ficam visíveis no Brasil nas próximas semanas.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium