OUÇA 100,7 AO VIVO
Quinta, 24 de setembro de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

06/02/2020 ás 10h56 - atualizada em 06/02/2020 ás 10h59

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Placas com padrão do Mercosul entram em vigor em todo o país
Nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento
Placas com padrão do Mercosul entram em vigor em todo o país
Segundo o Ministério da Infraestrutura, o DETRAN que não aderir ao novo padrão, não conseguirá emplacar novos veículos (Foto: Reprodução/DETRAN-RS)

Desde o último dia 31 de janeiro, está em vigor o prazo para que os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) concluam os procedimentos para implantar a nova placa do Mercosul.


A data está de acordo com o que estipula a Resolução nº 780/2019, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina a adoção do novo modelo de Placas de Identificação Veicular (PIV) a partir de 31 de janeiro de 2020. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o DETRAN que não aderir ao novo padrão, não conseguirá emplacar novos veículos.


A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento. Para quem tiver o modelo antigo, a troca deverá ser feita no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.


Nas outras situações, a troca da placa cinza pela do padrão Mercosul não é obrigatória. Com isso, os carros com a atual placa cinza podem continuar assim até o fim da vida útil do veículo.


Novo modelo de placa:


O novo modelo apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país, com três letras e quatro números. O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode levar por mais de 100 anos.


Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para carros de passeio; vermelha para os comerciais; azul para os oficiais; verde para veículos em teste; dourado para os automóveis diplomáticos e prata para veículos de colecionadores.


Todas as placas deverão ter ainda um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador do produto. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalação das placas nos respectivos veículos, além da verificação de sua autenticidade.

FONTE: Agência Brasil

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium