OUÇA 100,7 AO VIVO
Terça, 12 de novembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

08/11/2019 ás 19h09

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

FUNAI e MPF reforçam pedido de intervenção federal na Terra do Guarita
Esse é o segundo pedido encaminhado ao Ministério da Justiça
FUNAI e MPF reforçam pedido de intervenção federal na Terra do Guarita
Após confronto com morte nesta quinta-feira, indígenas fecharam rodovia ERS-330 (Foto: RD Foco)

A Fundação Nacional do Índio e o Ministério Publico Federal voltaram a pedir intervenção federal na Terra Indígena do Guarita. Os documentos foram protocolados de maneira independentes na tarde desta sexta-feira. Esse é o segundo pedido feito pelas entidades nos últimos dias.


O primeiro foi enviado logo após a casa do cacique ser atacada, onde mais de 20 disparos de arma de fogo foram  disparados contra ele, que escapou por uma mata. Na impossibilidade de atingiram o cacique o grupo e ateou fogo na casa do líder indígena. O  Ministério da Justiça ainda não se pronunciou sobre aquele pedido, no entanto, era quase consenso que ele não seria decretado, pois, a atitude era vista como ultima alternativa em relação à comunidade indígena.


Os acontecimentos dessa quinta-feira, quando uma pessoa foi morta e três ficaram feridas e a ERS-330 foi fechada, motivaram as entidades a efetuarem um novo pedido, o que em tese, aumenta o peso para que ele aconteça.


O Ministério da Justiça ainda não se pronunciou sobre o pedido, mas se aceito, o cacicado seria destituído, um oficial do Exército assumiria o comando da comunidade até restabelecer a ordem no território.


 


 


 

FONTE: Jornal Província

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium