OUÇA 100,7 AO VIVO
Segunda, 12 de novembro de 2018
55 9 9137-5869

24/06/2018 ás 00h34

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Osteoporose e Exercício Físico
A osteoporose tem uma incidência estimada de 1,5 milhões de fraturas por ano em todo o mundo
Osteoporose e Exercício Físico
A osteoporose é uma doença que afeta muitas pessoas acima de certa idade (especialmente as mulheres), e que pode ter conseqüências muito negativas na velhice. O exercício ajuda a prevenir e tratar a osteoporose e as conseqüências negativas que acompanham tais fraturas. A osteoporose é a perda de densidade óssea no corpo. Isso significa que ela perde consistência (se tornam porosos, daí o nome da doença) e torna-se mais frágil. Geralmente evidente em idades mais avançadas, e afeta mais as mulheres devido à menopausa (diminuição da produção de estrógeno afetando o sistema ósseo), mas também pode afetar os homens.

A osteoporose tem uma incidência estimada de 1,5 milhões de fraturas por ano em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde esta doenças afeta cerca de 35% das mulheres com mais de 50 anos, percentual que sobe para 52% no caso de mais de 70 anos, na maior parte dos indivíduos com osteoporose a incidência de novas fraturas após 3 à 4 anos é de 30%, levando a uma perda da produtividade e independência, além de morte prematura.

As fraturas ocorrem principalmente de quadril, coluna, punho, braço e perna, que frequentemente ocorrem como resultado de uma queda. As tarefas domésticas até mesmo as mais simples podem causar uma fratura na coluna vertebral se os ossos foram enfraquecidos pela doença, sendo 75% dos casos de osteoporose diagnosticados após a primeira fratura.

O exercício durante a juventude auxilia na formação da densidade óssea ideal, ocorrendo dos 9 aos 20 anos, de modo que a prática de atividades físicas nessa faixa etária é recomendada. O incremento da massa muscular e, por conseguinte, a osteogênese (formação óssea) pode ser decisiva na desaceleração da inevitável perda de massa óssea que ocorre com a idade. Exercícios aeróbicos e resistidos atuam no ganho de massa óssea durante a infância e no inicio da vida adulta e a mantêm durante a pré-menopausa, prevenindo ou atenuando a redução óssea no período pós-menopausa. O beneficio da atividade física pode evitar a perda de massa óssea, que ocorre com a inatividade.

Estudos têm mostrado que atividades físicas com carga apresentam melhores efeitos sobre os ossos, apresentando vantagem sobre os exercícios aeróbicos em idosos, por promoverem paralelamente o aumento da massa muscular. Atividades que exigem peso de transporte carregando uma mala ou mochila para o trabalho ou sacos de compras são estímulos que promovem o fortalecimento das estruturas ósseas do corpo. As contrações musculares e alongamentos ao realizar o exercício, causam estímulos no osso em que é inserido. Da mesma forma que o exercício físico estimula as fibras musculares para crescer, este stress faz com que se desenvolvam os ossos em esforços para mantê-lo pronto para responder a estas tensões.

Além de carga e esforço físico, uma medida fundamental é a inclusão de cálcio na dieta para manter os ossos em boas condições de estrutura (1.000 mg para adultos), é necessária também uma exposição ao sol de 15 minutos três vezes por semana para produção de vitamina D, que age no corpo ajudando a fixar o cálcio para os ossos.

Comece a exercitar-se para prevenção não só da osteoporose, mas para as tantas doenças crônicas degenerativas, descubra a tempo os benefícios da atividade física, para estar saudável durante o processo do envelhecimento.
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Coluna do Zaca

Coluna do Zaca

Blog/coluna Informações sobre atividades físicas e a melhor maneira de levar uma vida saudável
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium