OUÇA 100,7 AO VIVO
Terça, 12 de novembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

19/10/2019 ás 15h44 - atualizada em 19/10/2019 ás 15h56

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Sobrinha relembra histórias de Dona Corina
A história foi destaque no programa Tribuna Popular deste sábado
Sobrinha relembra histórias de Dona Corina
Helena com a tia Corina, no último aniversário dela comemorado em maio deste ano (Foto: Arquivo Pessoal)

Helena Rossoni foi uma das entrevistadas do programa Tribuna Popular deste sábado, onde conversou com jornalista Jalmo Fornari, sobre sua tia, Dona Corina Souza, parteira de Redentora, que realizou mais de 5 mil partos e faleceu no dia 12 outubro.
Helena começou contando que Dona Corina, ficou sem a mãe muito jovem e já aos 17 anos precisou começar trabalhar, onde atuava nos serviços gerais no Hospital de Passo Fundo, começou a aprender sobre a enfermagem e sobre o trabalho de partos.
Dona Corina, segundo a sobrinha, trabalhou a vida inteira em hospitais, mas atuou também realizando partos a domicílio, onde a sobrinha disse que a tia contava historias de partos, de rios que ela precisou atravessar para poder realizar esse trabalho. “Eu morei com ela e cansei de ver, que ela tomava banho para se deitar e alguém bater na porta e ela sair correndo. Tinham noites que ela fazia dois ou três partos.”
Helena contou que Dona Corina levava roupas para ajudar as mães. Ela conta que nasceu pelas mãos da parteira e seus três filhos e sua neta. E como ela muitas familías tiveram gerações de pessoas que nesceram pelas mãos de Dona Corina.
Mesmo próximo de completar 100 anos, Dona Corina ainda era muito lúcida, e contava muitas histórias. Ele relata que um médico que nasceu pelas mãos dela e trabalha no Mato Grosso, esteve visitando ela.
Uma das tristezas de Dona Corina, próximo do fim era o Hospital de Redentora, que ela e seu marido construíram nos anos 60 e que atualmente está com as portas fechadas. “Ela não se conformava com o jeito com que está hoje a saúde e lamentava profundamente o fechamento do hospital.”


 


LEIA MAIS:


Dona Corina: Uma vida dedicada à vida

FONTE: Rádio Província/Tribuna Popular

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Tribuna Popular

Tribuna Popular

Blog/coluna Programa Tribuna Popular, apresentado pelo Jornalista Jalmo Fornari há 30 anos é uma referência em rádio jornalismo na metade norte do Rio Grande do Sul. O programa é transmitido pela emissora nos sábados das 12:40hs às 14:00hs. O Jornal Província também tradicionalmente traz uma página com o nome de Tribuna Popular com assuntos da semana. Neste espaço você acompanha um resumo das principais entrevistas do programa.
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium