OUÇA 100,7 AO VIVO
Quinta, 17 de outubro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

08/10/2019 ás 10h41 - atualizada em 08/10/2019 ás 12h00

Eduardo Sarvadori

Tenente Portela / RS

Iniciou campanha de vacinação contra Sarampo e Febre Amarela em Tenente Portela
Secretária Michelle Vargas ainda destacou trabalhos realizados sobre Outubro Rosa e mutirões contra focos da dengue
Iniciou campanha de vacinação contra Sarampo e Febre Amarela em Tenente Portela
Expectativa da secretaria é atingir 100% das crianças do município - Foto: Ilustração

Em parceria com os governos estaduais, distrital e municipais, o Ministério da Saúde inicia, na próxima segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias.


A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos. Em entrevista coletiva, o ministro titular da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a prioridade para este grupo justifica-se porque, como provavelmente não receberam a segunda dose da vacina, seus filhos acabam apresentando um sistema imunológico mais vulnerável à doença. Além dos dois períodos, a campanha também destaca o dia 19 de outubro como o Dia D, para mobilização nacional.


Levantamento do governo federal mostra que, até o dia 28 de agosto, 5.404 casos de sarampo foram confirmados em todo o país. Além disso, houve o registro de seis óbitos, sendo quatro deles de pacientes menores de 1 ano.


A Secretária Municipal de Saúde, de Tenente Portela, Michelle Vargas, destaca que no município, os trabalhos estão intensificados e pede para que os pais levem suas crianças aos postos de saúde, acompanhados da caderneta vacinal, para verificação e atualização.


Com relação à vacinação contra a Febre Amarela, a faixa etária compreendida se estende dos 9 meses aos 59 anos. A secretária destaca que será reforçado o trabalho para atendimento às pessoas da área rural do município, em virtude da cobertura vacinal apresentar cobertura mais baixa que as demais.


As pessoas devem comparecer à sua unidade de saúde, no horário compreendido entre as 7horas30min às 11h30min e das 13 às 17 horas, munidas do cartão SUS e caderneta de vacina, para que os profissionais possam analisar e atualizar a situação de cada cidadão.


As áreas indígenas do município também estão engajadas nesses trabalhos. Equipes do SESAI retiram e encaminham diariamente vacinas para as regiões do KM-10, 3 Soitas e Pedra Lisa, cobrindo toda a demanda das crianças residentes nas reservas indígenas. A meta, se tratando de crianças, não pode ser menor que 100%.


Neste mês de outubro também é dado uma atenção ainda maior às mulheres, na realização dos preventivos. Em virtude disso os postos de saúde estão com horário especial de atendimento. Além do tradicional, que é das 7h30min às 11h30min e na parte da tarde das 13 horas às 17 horas, os postos estarão trabalhando às terças e quintas-feiras, através de agendamento, do horário compreendido entre as 17 horas e 19h30min.


Está sendo promovido também, em conjunto com as equipes de atenção básica do Município de Tenente Portela, um mutirão no intuito de eliminar acumulo de lixo e entulho nas residências.


Os trabalhos nesta terça-feira, 08, ocorrem junto ao bairro São Francisco, na intenção de eliminar focos de proliferação de escorpião, larvas do mosquito transmissor da dengue e outras doenças. Nesta quarta-feira, 09, o mutirão percorrerá as redondezas do Miraguai e na semana que vem a área do Alto Portela.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium