OUÇA 100,7 AO VIVO
Quinta, 17 de outubro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

04/10/2019 ás 23h37 - atualizada em 04/10/2019 ás 23h41

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Porto Alegre: MPF reúne lideranças indígenas para evitar conflitos na Terra do Guarita
Pauta do encontro versou sobre a divulgação de notas ofensivas em emissoras de rádio da região de Tenente Portela, Miraguaí e Redentora
Porto Alegre: MPF reúne lideranças indígenas para evitar conflitos na Terra do Guarita
MPF teme que divulgações midiáticas possam incitar conflitos entre os índios e agravar as situações já instaladas na Terra do Guarita (Foto: Diones Roberto Becker)

Devido aos recentes episódios envolvendo o cacique e o vice-cacique da Terra Indígena do Guarita, o Ministério Público Federal (MPF) promoveu nesta sexta-feira (04), em Porto Alegre, uma reunião com lideranças indígenas. A pauta versou sobre a divulgação de notas ofensivas em emissoras de rádio da região de Tenente Portela, Miraguaí e Redentora.


Para o MPF, essas notas ofensivas podem incitar conflitos entre os índios e agravar as situações já instaladas na Terra do Guarita, além de beirar a prática de crimes.


Diante dos relatos apresentados na reunião, o MPF decidiu recomendar que as emissoras de rádio da região de Tenente Portela, Miraguaí e Redentora, se abstenham de:


- Veicular, sob qualquer meio midiático, publicações ou notas que contenham ameaças, injúrias, difamações ou calúnias proferidas em face de indígenas residentes na Terra do Guarita;


- Veicular, sob qualquer meio midiático, publicações ou notas que possam incitar conflitos ou instigar o enfrentamento entre indígenas, com o escopo de evitar o acirramento de ânimos entre o cacicado e vice-cacicado da Terra do Guarita;


Desde a 0h desta quinta-feira (03), a direção do Sistema Província de Comunicação de Tenente Portela proibiu a vinculação, em qualquer uma de suas plataformas midiáticas, de notas, entrevistas ou comunicados oriundos de lideranças ou integrantes da comunidade indígena da Terra do Guarita.


Abaixo, você confere a Recomendação nº 06/2019 do Ministério Público Federal, datada em 04 de outubro de 2019.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium