OUÇA 100,7 AO VIVO
Sexta, 20 de setembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

10/09/2019 ás 10h54 - atualizada em 11/09/2019 ás 17h11

Eduardo Sarvadori

Tenente Portela / RS

URI-FW promove Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
Prova ocorre no dia 18 de setembro
URI-FW promove Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária

A URI, câmpus Frederico Westphalen, está disponibilizando o Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, com inscrições para o PRONERA. A prova ocorrerá no dia 18 de setembro, na sede do câmpus em Frederico Wesphalen.


O PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) foi criado no ano de 1998, a partir das lutas dos movimentos sociais e sindicais do campo. Seu objetivo é buscar garantir o acesso à escolarização para jovens e adultos, trabalhadores das áreas de reforma agrária que, até então, não haviam garantido o direito de se alfabetizar, tampouco o direito de continuar os estudos em diferentes níveis e modalidades de ensino.


No ano de 2010, foram incluídos os Beneficiários do Crédito Fundiário como público alvo do PRONERA. Em 2014 teve início à primeira experiência do Brasil do PRONERA com beneficiários do Crédito Fundiário através do Curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, fruto do convênio do INCRA com a Universidade. Os trabalhos com a segunda turma iniciaram em 2015, dando sequência a experiência exitosa pioneira no Brasil.


Ao final de 2018, contabilizam-se 61 agricultores beneficiados pelo Crédito Fundiário, possuindo diploma de nível superior e tendo seus projetos profissionais e de vida elaborados e implantados nas unidades de produção adquiridas através desse crédito, sendo esses viabilizados em 26 municípios das regiões do Médio Alto Uruguai, Rio da Várzea e Região Celeiro.


3ª TURMA DO PRONERA É UMA CONQUISTA PARA A REGIÃO


O coordenador do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, Gelson Pelegrini relata que “A felicidade que sentimos no momento da formatura destas turmas foi imensa, tendo a certeza que o objetivo da universidade comunitária foi atingido, são agricultores que se não tivessem esta oportunidade dificilmente conseguiriam ingressar no ensino superior”.


- Esta parceira da URI com o INCRA viabilizada pelo PRONERA permitiu que dezenas de famílias de agricultores pudessem melhorar sua condição de vida, possibilitando acesso ao conhecimento que aumentou suas habilidades e possibilidades de reprodução social -, acrescentou o coordenador do curso de Tecnologia em Agropecuária.


A terceira turma possibilitará que mais de 40 agricultores beneficiários do Crédito Fundiário possam cursar o Ensino Superior, construir seus projetos e viabilizar suas unidades de produção. Isto promove o desenvolvimento regional e influencia diretamente na dinâmica da agricultura praticada nos municípios de territórios rurais, como é o caso do Médio Alto Uruguai.


A URI/FW em nome da Direção e do Coordenador do Curso, desde já agradecem a parceria da EMATER, dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e das prefeituras da região, além dos diplomados, Casas Familiares Rurais e demais entidades que participaram e irão atuar junto deste processo.


SAIBA MAIS SOBRE AS PRÓXIMAS AÇÕES


INSCRIÇÕES:


Período de inscrições: até 16/09/2019


Seminário de divulgação: 05/09/2019


Processo Seletivo: 18/09/2019 (13h ás 17h)


Matrícula: 26 e 27/09/2019


SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO E MOBILIZAÇÃO 


Temática: Formação Superior para Agricultores Beneficiários do Crédito Fundiário


Local: Auditório URI


Data: 05/09/2019


Horário: 13h30min

FONTE: Uri - FW

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium