OUÇA 100,7 AO VIVO
Sexta, 20 de setembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Cidades

05/09/2019 ás 17h40 - atualizada em 05/09/2019 ás 17h42

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Ações na área da agricultura são apresentadas na Câmara de Vereadores
Apresentação das iniciativas atendeu ao requerimento do vereador Elson Bueno Martins (PDT)
Ações na área da agricultura são apresentadas na Câmara de Vereadores
Secretária da Agricultura e a chefe do escritório da Emater-Ascar participaram da sessão ordinária na segunda-feira (02) (Foto: Diones Roberto Becker)

Atendendo ao requerimento apresentado pelo vereador Elson Bueno Martins (PDT), representantes de órgãos ligados ao setor primário no município de Coronel Bicaco participaram da sessão ordinária do Poder Legislativo, na última segunda-feira (02).


Conforme o proponente, o objetivo era conhecer as ações desenvolvidas e os projetos previstos para o setor primário local. – Outros secretários municipais já prestaram contas aqui no plenário. É importante saber as ações realizadas, obras e investimentos, para informar isso à população – ponderou Elson Bueno Martins.


A secretária municipal da Agricultura, Fabiana Scherer Brigo, enfatizou a bacia leiteira do município que possui, atualmente, cerca de 80 famílias produtoras. – Recentemente, fizemos visitas às propriedades para conhecer as necessidades da população que vive no meio rural. A maioria dos anseios era sobre as condições das estradas, então providenciamos melhorias nas vias utilizadas para o escoamento das produções – afirmou a gestora.


Ainda falando da bacia leiteira, Fabiana Scherer Brigo revelou que um objetivo futuro é desencadear projetos de inseminação artificial do rebanho. – Neste sentido, no decorrer dos últimos meses, organizamos palestras para bovinocultores de leite e de corte – destacou a secretária.


Fabiana Scherer Brigo também frisou os cursos promovidos pela Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR). – Essa qualificação ajuda os participantes no ingresso no mercado de trabalho. Desde o ano passado, mais de 100 pessoas foram qualificadas – comemora a titular da pasta da Agricultura em Coronel Bicaco.


A secretária ainda mencionou outras iniciativas em andamento: participação no programa Troca-Troca de Sementes; implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM); substituição das caixas d’água em localidades do interior; construção de hortas escolares; disponibilidade de assistência veterinária e técnica aos produtores rurais e implantação de uma agroindústria de mandioca.


A chefe do escritório da Emater-Ascar em Coronel Bicaco, Érica Szisman, alertou para a redução no número de famílias envolvidas com a atividade leiteira no município. Por outro lado, destacou o aumento e a qualidade dos hortifrutigranjeiros produzidos em âmbito local e comercializados no espaço da Praça João Goulart.


– Também estamos trabalhando intensamente para evitar o êxodo rural, pois nos últimos anos houve inversões nos percentuais de pessoas que vivem na cidade e no meio rural. Em 2020, haverá um novo Censo Agropecuário e vamos conhecer melhor a realidade – salientou a representante da Emater-Ascar, acrescentando que alguns resultados relativos ao êxodo rural já são perceptíveis, mas faltam políticas públicas específicas.


Érica Szisman disse ainda que a instituição teve papel fundamental na implantação das duas agroindústrias (ovos e panificados) existentes em Coronel Bicaco e que ambas possuem o selo ‘Sabor Gaúcho’.


A chefe do escritório local frisou que a Emater-Ascar auxilia na elaboração de projetos relacionados ao crédito rural; energia alternativa; geoprocessamento; cultivo de grãos; correção e conservação de solos; programas de fomento e capacitações, entre outros.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium