OUÇA 100,7 AO VIVO
Sexta, 20 de setembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Cidades

04/09/2019 ás 09h38 - atualizada em 05/09/2019 ás 10h59

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Começa hoje a votação da Consulta Popular
A votação é feita exclusivamente pela internet, mas há pontos de votações destacados pelos municípios
Começa hoje a votação da Consulta Popular

Começou nesta quarta-feira (4) e vai até sexta-feira (6) a votação da Consulta Popular, organizada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do governo do Estado. Os gaúchos podem votar nas prioridades de suas regiões, para onde serão destinados R$ 20 milhões de reais do orçamento gaúcho. Na Região Celeiro o Corede tem pedido aos cidadãos que votem na agircultura para que o recurso seja destinado a atividade leiteira.


O QUE É


Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.


Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).


Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.


QUEM PODE VOTAR


Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.


Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do seu título de eleitor. Caso você não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet, permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Como votar:


– pelo SITE da Consulta Popular. Clique aqui para votar


– presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes


– via SMS para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10)


O COREDE Celeiro focou no desenvolvimento regional, e definiu os seguintes itens para escolha:


1 - Apoio à Cadeia Produtiva do Leite


2 - Regularização das Agroindústrias Familiares


3 - Ampliar o potencial de culturas agrícolas para produção de Bioetanol.

FONTE: Fonte: Jornal Província dom informações do Governo RS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Jonas Martins

Jonas Martins

Blog/coluna Apresentador da Rádio Província FM, sub-editor do Jornal Província e escritor, neste espaço você poderá acompanhar crônicas e opiniões de Jonas Martins
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium