OUÇA 100,7 AO VIVO
Sexta, 20 de setembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

20/08/2019 ás 08h11

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Pesquisa mostra que Brasil tem 45 milhões de desbancarizados
Isso significa que de cada três pessoas, uma não possui conta bancária
Pesquisa mostra que Brasil tem 45 milhões de desbancarizados
Pesquisa foi realizada pelo Instituto Locomotiva (Foto: Diones Roberto Becker)

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva revela a existência no Brasil de 45 milhões de desbancarizados, ou seja, brasileiros que não movimentam a conta bancária há mais de seis meses ou que optaram por não ter conta em banco. Isso significa que de cada três pessoas, uma não possui conta bancária. De acordo com a sondagem, esse grupo movimenta anualmente no país mais de R$ 800 bilhões.


Na avaliação do presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, a conclusão evidente do levantamento é que o Brasil sairia mais rápido da crise econômica se a bancarização crescesse. – É muito ruim para a economia brasileira. Ficou definido na pesquisa que os bancos que operam no país ainda não falam com uma parcela significativa da população e que muitas dessas pessoas que não têm conta em banco são empreendedores, entre os quais ambulantes e trabalhadores autônomos, que precisariam estar mais inseridos na economia formal – afirmou o dirigente.


Renato Meirelles explicou que como essas pessoas não têm acesso ao crédito, precisam esperar até três anos para juntar dinheiro suficiente para comprar uma geladeira, um aparelho celular ou trocar de televisão, por exemplo. – Se tivessem acesso ao crédito, poderiam parcelar essas compras de modo a ter hoje esse bem. Isso faz a economia girar – ponderou o presidente do Instituto Locomotiva.


Com essa parcela gigantesca de desbancarizados, Renato Meirelles estimou que a economia brasileira vai demorar ainda um tempo para reaquecer.

FONTE: Agência Brasil

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium