19/07/2019 ás 19h27 - atualizada em 19/07/2019 ás 19h30
Diones Roberto Becker
Tenente Portela / RS
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) divulgou que cerca de 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo foram infectadas pelo vírus em 2018. O número representa uma redução de 16% em relação a 2010. O documento ‘Atualização Global sobre a Aids - Comunidades no centro’ revela que a queda foi impulsionada principalmente por progressos no leste e no sul da África.
O estudo alerta, entretanto, que, enquanto alguns países têm avanços acentuados, outros observam o aumento de novas infecções pelo vírus e de mortes relacionadas à Aids. O relatório aponta ainda uma desaceleração na redução de novas infecções por HIV.
– A epidemia do HIV pôs em foco muitas falhas da sociedade. Onde há desigualdades, desequilíbrios de poder, violência, marginalização, tabus, estigma e discriminação, o HIV toma conta – avalia a diretora do UNAIDS, Gunilla Carlsson.
Segundo o documento, o panorama da epidemia no mundo está mudando. Em 2018, mais da metade de todas as novas infecções por HIV foram em pessoas que integram as chamadas populações-chave, que incluem profissionais do sexo, pessoas que usam drogas, homens gays, homens que fazem sexo com homens, transexuais e presidiários e seus parceiros. Globalmente, as novas infecções por HIV entre mulheres jovens (com idade entre 15 e 24 anos) caíram 25% entre 2010 e 2018.
– Essa é uma boa notícia, mas, é claro, continua a ser inaceitável que seis mil meninas adolescentes e mulheres jovens sejam infectadas pelo HIV toda semana. A saúde sexual e reprodutiva e os direitos das mulheres e jovens muitas vezes ainda são negados – aponta Gunilla Carlsson.
FONTE: Agência Brasil
Há 7 horas
Prefeitos prometem resistência contra proposta que pode extinguir municípiosHá 8 horas
Vista Gaúcha investe na agricultura para colher desenvolvimentoHá 8 horas
Caixa explica regras para saque imediato do FGTSHá 8 horas
Seguradora quer reverter decisão do governo de extinguir DpvatHá 9 horas
Suínos morrem após chiqueiro ser atingido por raio em Humaitá