OUÇA 100,7 AO VIVO
Sexta, 13 de dezembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

19/07/2019 ás 11h01

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Ponte sobre o Uruguai
Autoridades da região retomam discussão que poderá mudar nossa economia
Ponte sobre o Uruguai
Construção de Ponte é uma demanda da região (https://www.blogdoalaides.com.br)

Uma comissão formada por prefeitos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina está trabalhando para viabilizar e colocar novamente em foco a construção de uma ponte entre Barra do Guarita no Rio Grande do Sul e Itapiranga em Santa Catarina. É unânime nas duas regiões, noroeste gaúcho e oeste catarinense, que a ponte é fundamental para alavancar a economia local.


O prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tissot, em contato com a reportagem do Jornal Província disse que a construção da ponte dever ser um divisor de água para a economia da região.


O mandatário disse que além de facilitar a travessia e dar agilidade ao escoamento e transporte da região com o restante do país, a iniciativa também vai possibilitar a vinda de empresas para a região, que sempre cobram a ponte para poder se instalar em municípios do lado de cá.


Para Barra do Guarita a ponte é primordial, pois, daria à cidade um outro patamar e encurtaria distância com o vizinho estado. Hoje somente de Barra do Guarita cerca de 500 pessoas se deslocam diariamente para Santa Catarina para trabalhar e fazem isso pela travessia pela barca ou barcos. Ele citou que muitas pessoas que trabalham e que precisam fazer essa travessia rotineiramente acaba por apresentar problemas de saúde, como doenças respiratórias.


Outro fator que o prefeito chamou a atenção é a valorização imobiliária que a ponte poderia trazer para Barra do Guarita, uma vez que com a ponte a tendência será de valorização em todos os imóveis do município.


Sobre o apoio popular, o prefeito disse que com as pessoas com quem tem conversado, todas têm se mostrado favorável ao projeto por entenderem que esse é um importante passo para alavancar a economia local, melhorando as condições de locomoção das famílias, gerando oportunidades de emprego e renda e aumentando o fluxo de pessoas que passariam pela cidade, o que seria benéfico para toda a Barra do Guarita.


Tissot disse ainda que está sendo montada uma frente ampla que vai buscar viabilizar o projeto e que diversos deputados, de vários partidos, tanto gaúchos quanto catarinenses estão auxiliando neste desafio.


Atualmente está sob a responsabilidade da Unijuí a elaboração de um estudo que vai verificar as condições e os impactos econômicos e sociais para a região. O estudo da universidade também deverá apontar os custos para a realização da obra.


O prefeito de Barra do Guarita disse que o movimento está com muita força e que isso certamente dará bons frutos, já que essa é uma iniciativa que tende a beneficiar a vida de toda a região.


De fato atualmente a região enfrenta esse problema de transporte na ligação com o vizinho estado de Santa Catarina e o Brasil. Os diversos frigoríficos que se instalaram no Oeste Catarinenses buscam mão de obra em solo gaúcho, no entanto, a travessia é feita de balsa ou barcos, o que acarreta perda de tempo e principalmente de dinheiro. Algumas empresas bancam a travessia dos trabalhadores, em outros casos, mais pontuais, os usuários são quem pagam.


Outro detalhe que merece ter chamada a atenção é fato de que diversas vezes em virtude do excesso de chuvas, das recorrentes cheias, o transporte fica interrompido, dificultando a vida de empresas e trabalhadores.


Acidentes que geram prejuízos também não são de todo raros, uma vez que já foram vários casos de caminhões que caíram pela barranca do rio. 


A construção da ponte pode significar uma mudança gigante na economia da região e na vida das populações dos dois estados, pois, além de comercial e empresarial a travessia seca também aumentaria o intercâmbio entre às duas regiões, aumentando o fluxo de pessoas.

FONTE: Jornal Província

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium