OUÇA 100,7 AO VIVO
Sábado, 07 de dezembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

17/07/2019 ás 14h17 - atualizada em 17/07/2019 ás 14h20

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Frente Parlamentar poderá ajudar municípios da região
Deputados querem mobilizar as cidades que aguardam acessos asfálticos
Frente Parlamentar poderá ajudar municípios da região
Frente Parlamentar foi instalada nesta terça-feira (16), pela Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação/FAMURS)

Nesta terça-feira (16), a Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar que tem o intuito de mobilizar os municípios do Rio Grande do Sul que aguardam a construção de acesso pavimentado.


O deputado Eduardo Loureiro (PDT), autor da proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios sem Acessos Asfálticos, afirmou que serão organizados debates para diagnosticar as necessidades das localidades, ao tempo em que se fortalecerá a agenda municipalista em busca do desenvolvimento para todas as cidades.


O presidente da FAMURS e prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire, comemorou a instalação da Frente Parlamentar e destacou que os acessos pavimentados é uma pauta prioritária. – É um problema muito grave que atinge quase 15% dos municípios gaúchos – lamentou o dirigente. – Não ter acesso asfáltico é uma verdadeira covardia que trava o progresso das comunidades – acrescentou o líder da FAMURS.


Um estudo da área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da FAMURS, mostra que 62 municípios do Estado ainda não possuem ligação asfáltica. Eduardo Freire lembrou a articulação da entidade para a destinação de emendas da Bancada Gaúcha com recursos federais para levar asfalto até todas as cidades gaúchas. Ele também pediu a participação dos poderes para manter a mobilização e consolidar os investimentos.


Conforme o levantamento da FAMURS, na relação dos municípios sem acesso asfáltico aparece três componentes da Região Celeiro: Sede Nova, Inhacorá e São Valério do Sul.


O secretário estadual dos Transportes e Logística, Juvir Costella, disse que todos os governos deram sua contribuição para a infraestrutura rodoviária. – O objetivo é resolver o problema de vocês que estão lá na ponta apanhando todos os dias, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e cidadãos – ponderou Juvir Costella.


O deputado Eduardo Loureiro, que preside a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, vai coordenar o trabalho da nova Frente Parlamentar. – Nós sabemos que os municípios que não possuem acesso pavimentado têm muitas dificuldades para construir o seu desenvolvimento, para atrair investimentos, para escoar a produção. Essa luta precisa contar com o apoio não só dos municípios, mas da Assembleia Legislativa, da FAMURS, e temos que mobilizar, acima de tudo, as nossas comunidades em torno desta temática que é uma das mais importantes para o municipalismo aqui no Rio Grande do Sul – frisou o pedetista.


Segundo os deputados que integram a Frente Parlamentar, o acesso asfáltico é preponderante para o progresso e o desenvolvimento das comunidades no interior, sendo que algumas aguardam há mais de 20 anos pela ligação pavimentada. Se contemplados, os municípios ganharão maior integração com as demais regiões e acesso a determinados bens e serviços, os custos de escoamento da produção se tornarão menos onerosos, além de proporcionar maior conforto e rapidez no trânsito e qualidade de vida para a população.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium