OUÇA 100,7 AO VIVO
domingo, 08 de dezembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

15/07/2019 ás 09h32 - atualizada em 15/07/2019 ás 09h35

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Semeadura do trigo se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Plantio está mais atrasado nos municípios da regional de Caxias do Sul
Semeadura do trigo se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Emater-Ascar projeta o cultivo de 739,4 mil hectares de trigo neste ano no Rio Grande do Sul (Foto: Diones Roberto Becker)

Segundo o mais recente Informativo Conjuntural da Emater-Ascar, 96% dos 739,4 mil hectares estimados para a principal cultura de inverno do Estado já foram plantados. A semeadura está mais atrasada na região de Caxias do Sul, cujo plantio ocorre mais tarde, conforme o zoneamento agrícola de risco climático devido à probabilidade de geadas tardias.


Na regional de Ijuí, que engloba os Coredes Celeiro, Alto Jacuí e Noroeste Colonial, e que responde por 30% da área com trigo no Rio Grande do Sul, os produtores rurais se encaminham para o término do trabalho de implantação da cultura. De acordo com a Emater-Ascar, a semeadura ainda não foi finalizada nos municípios onde o zoneamento agrícola prossegue até o dia 20 de julho para cultivares tardias.


A semana de temperaturas baixas foi favorável ao desenvolvimento da cultura, coincidindo com o estádio inicial do perfilhamento. As boas condições do tempo contribuíram para a recuperação das lavouras que apresentavam germinação desuniforme, restando poucas áreas com stand abaixo do ideal.


A Emater-Ascar também revelou que foram identificados pequenos focos de lagartas nas primeiras lavouras implantadas. Constata-se até o momento uma baixa incidência de doenças foliares.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium