OUÇA 100,7 AO VIVO
domingo, 08 de dezembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

22/06/2019 ás 14h17 - atualizada em 23/06/2019 ás 16h40

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Aumento na prática do ciclismo eleva número de acidentes na região
Presidente da Associação de Ciclistas de Três Passos concedeu entrevista sobre o assunto
Aumento na prática do ciclismo eleva número de acidentes na região
A prática do ciclismo aumentou na região nos últimos anos (Foto: Px Here)

O médico e presidente da Associação de Ciclistas de Três Passos, Silvio Neto, concedeu entrevista ao programa Tribuna Popular deste sábado, 22 junho, onde falou sobre a prática do esporte e os riscos que os praticantes correm no trânsito da região.


Sobre os acidentes, o presidente disse que com o aumento da atividade de ciclismo, estão acontecendo mais acidentes de trânsito envolvendo os praticantes, a exemplo do que aconteceu durante essa semana, quando um ciclista se envolveu em um acidente com uma motocicleta.


“O ciclismo faz bem ao ser humano, ao meio ambiente e ao próprio trânsito”, diz o médico ao explicar que é necessária que seja cultivada uma cultura de respeito entre motoristas e ciclistas.


“Quando você vê um ciclista na estrada, você não pode ver aquilo como um obstáculo, é uma pessoa que está ali”. Ele disse que as pessoas precisam aprender a conviver em harmonia e respeitar o próximo também no trânsito. “Na Alemanha, a bicicleta tem preferência inclusive em relação aos pedestres.”


Sobre os acidentes, o médico disse que se percebe uma presença maior, seja dos praticantes como esportes e também como uso para locomoção, e com isso um aumento no registro de incidentes. “A gente tem que levar em conta a responsabilidade de todos. O ciclista tem que saber seus direitos e deveres, como qualquer cidadão.” Ele cita que as regras de trânsito prevêem que o ciclista deve andar pelo acostamento e que nas áreas sem acostamento usar a direita, sendo que os motoristas ao ver um ciclista deve passar a pelo menos 1,5 metros de distância e com velocidade reduzida. “O que a gente recomenda ao ciclista é o uso de luzes dianteiras e traseiras, uso de capacetes e respeitar a lei de trânsito.” 

FONTE: Tribuna Popular

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Tribuna Popular

Tribuna Popular

Blog/coluna Programa Tribuna Popular, apresentado pelo Jornalista Jalmo Fornari há 30 anos é uma referência em rádio jornalismo na metade norte do Rio Grande do Sul. O programa é transmitido pela emissora nos sábados das 12:40hs às 14:00hs. O Jornal Província também tradicionalmente traz uma página com o nome de Tribuna Popular com assuntos da semana. Neste espaço você acompanha um resumo das principais entrevistas do programa.
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium