OUÇA 100,7 AO VIVO
domingo, 20 de outubro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Variedades l Esportes

07/06/2019 ás 10h47

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Zaca: A Importância do Treino Regenerativo
O excesso de treinamento sem pausa para recuperação pode levar o praticante ao overtraining
Zaca: A Importância do Treino  Regenerativo
Foto: Divulgação

Uma das maiores dificuldades para quem trabalha com treinamento é fazer um praticante apaixonado por treinos fortes entender que seu corpo não é uma máquina poderosa e precisa de descanso. Mas, as máquinas tem necessidade de diminuir seu ritmo de trabalho e até mesmo dar aquela paradinha para manutenção.


Os músculos que compõem esta complexa máquina chamada corpo humano, durante o treinamento sofrem microlesões, que geralmente não percebemos. Porém, elas acontecem para que haja adaptações fisiológicas ao estimulo que foi submetido.


O excesso de treinamento sem pausa para recuperação pode levar o praticante ao overtraining (lesão por treinamento intenso por longos períodos).


O treino regenerativo é uma recuperação ativa e tem como finalidade auxiliar na restruturação da musculatura após um período de carga intensa. Por exemplo: Depois de uma competição é importante que seu treino seja de baixa intensidade. Pode ser uma corrida leve ou até outro tipo de atividade (ciclismo, natação ou hidroginástica), para “soltar” a musculatura, fazendo a circulação aumentar e auxiliar no processo de recuperação.


O treino regenerativo deve fazer parte da sua periodização. Organizando desta forma com certeza terá muito sucesso na modalidade esportiva que escolher.


Portanto, caso não sejam observados alguns cuidados em relação à recuperação, de nada adiantará o esforço em busca de melhorar o desempenho, pois um organismo debilitado não será capaz de enfrentar uma rotina séria de treino e estará exposto aos riscos de lesões e danos à saúde. Para todos os viciados em esportes e treinamento uma dica importante é se tiverem que errar, errem para menos, pois as consequências não serão prejudiciais ao seu bem-estar. Afinal, ter saúde é o mais importante!

FONTE: Jornal Província

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Coluna do Zaca

Coluna do Zaca

Blog/coluna Informações sobre atividades físicas e a melhor maneira de levar uma vida saudável
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium