OUÇA 100,7 AO VIVO
Sábado, 21 de setembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

01/06/2019 ás 14h32 - atualizada em 02/06/2019 ás 10h57

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

PRF: Excesso de velocidade e ultrapassagem são os maiores causadores de acidentes
Chefe da PRF foi entrevistado no Programa Tribuna Popular
PRF: Excesso de velocidade e ultrapassagem são os maiores causadores de acidentes

Cleberson Batista, Chefe de Policiamento da Polícia Rodoviária Federal de Sarandi, participou do programa Tribuna Popular, onde conversou com o jornalista Jalmo Fornari, sobre o Maio Amarelo.


Ele comentou que a década de 2010 a 2020 foi instituída como o período de esforços para baixar os números de acidentes e o mês de maio foi escolhido para destacar esse esforço na educação do trânsito. “No Brasil é como se caísse um avião por dia. São cerca de 200 mortes no trânsito por dia. No ano são 35 mil mortos, apesar do número de acidentes fatais estarem caindo nos últimos tempos’.


O policial disse que a redução de acidentes passa por algumas questões pontuais, como estrutura da malha viária, pois ainda há muitas pistas simples e elas ocasionam colisões frontais e que são os casos mais graves, o segundo seria a consciência dos motoristas, em cuidar dos seus carros mesmo antes de pegar na pista e o trabalho de conscientização.


“A redução vem por uma soma de fatores. Pois as frotas aumentam ano a ano e mesmo assim os números estão reduzindo.’ Ele comenta que vários fatores contribuem para essa redução, mas que a meta da década que era de reduzir em 50% o número de acidentes, está muito longe de ser atingida.


“Os números de mortes na região noroeste, estão muito ligados a ultrapassagem em locais proibidos e o excesso de velocidade.” Ele diz que quando a PRF analisa o acidente se observa dois fatores, o determinante e o contribuinte, sendo que o determinante está ligado na manobra em si e o contribuinte é aquele que contribui para o acidente. “Na maioria dos acidentes fatais ocorridos na nossa região são observadas as altas velocidades.”


“A gente tem registro de motoristas rodando em pistas simples de 160km/h”. Ele comenta que essa velocidade é registrada nas pistas simples e ressalta ainda que na região metropolitana, por exemplo, onde há pistas com limites de velocidades maiores já foram registrados motoristas transitados acima dos 100 km/h.


 


“A dica que a gente dá é que as pessoas tomem cuidado no trânsito. Planejamento da viagem e atenção redobrada, principalmente nos finais de semana, quando são registrados o maior número de acidentes.”

FONTE: Tribuna Popular

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Tribuna Popular

Tribuna Popular

Blog/coluna Programa Tribuna Popular, apresentado pelo Jornalista Jalmo Fornari há 30 anos é uma referência em rádio jornalismo na metade norte do Rio Grande do Sul. O programa é transmitido pela emissora nos sábados das 12:40hs às 14:00hs. O Jornal Província também tradicionalmente traz uma página com o nome de Tribuna Popular com assuntos da semana. Neste espaço você acompanha um resumo das principais entrevistas do programa.
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium