OUÇA 100,7 AO VIVO
Sábado, 21 de setembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

25/05/2019 ás 14h33 - atualizada em 25/05/2019 ás 14h42

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Tenente Portela solicita ajuda do Exército para combater a Dengue
A informação foi confirmada pela secretária de saúde do município no Tribuna Popular
Tenente Portela solicita ajuda do Exército para combater a Dengue
Apesar de não usual, os militares já atuaram nesta tarefa em algumas cidades do país (Foto: Nosso Paraná)

A secretária da saúde de Tenente Portela, Micheli Vargas, participou do programa Tribuna Popular deste sábado, 25 de maio, onde falou sobre questões relacionados a Dengue e Campanha de Vacinação contra a gripe.


Sobre a Dengue a secretária disse que são 28 casos confirmados no município e mais 48 que estão sob análise do Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul.


A gestora disse que a fim de estatística os dados se confirmam apenas após a chagada do LACEN, no entanto, segundo ela, logo que o paciente apresenta os sintomas, tem suas amostras coletadas e é testado por laboratórios para buscar o diagnóstico de dengue para se fazer o tratamento, no entanto, para o município agir, é somente após a confirmação do estado.


“Essa semana conversei com os profissionais dos agentes de endemias e eles nos relataram que voltaram encontrar focos do mosquito”. Relata a secretária, que por esse motivo, informou que a partir da próxima semana terá um reforço do estado para combater os mosquitos.


Micheli Vargas também relatou que pediu ajuda para o exército. Ela disse que encaminhou documentação solicitando ajuda dos militares e aguarda resposta.


Os casos estão se espalhando em diversas áreas da cidade, como Bairro Isabel, Rubino Marroni, neste bairro há uma caso de contaminação em uma gestante, o que preocupa ainda mais as autoridades, Bairro Verzeri e Bairro Fries.


“Tem pacientes que ficaram dez dias sem trabalhar, sem ir para faculdade e pacientes que após 30 dias ainda apresentam sintomas, então a doença é seria”, diz a secretária ao fazer um apelo para  a comunidade, entidades e órgãos não governamentais para ajudar no combate ao mosquito da Dengue. “Pedimos aos clubes, ACI e entidades que nos ajudem, pois essa é uma causa apartidária é de interesse de todos.” Comentou a secretária.


Sobre a vacinação contra a gripe, que tem sua campanha até o dia 31 de maio, e pensando nisso a secretária disse que instituiu horários estendidos para atender os grupos prioritários. Na segunda e na quarta-feira da próxima semana no ESF-3, que fica próximo ao Fórum, vai atender após o horário de expediente  das 17 as 19 horas.


Michele Vargas disse que nesta semana conseguiu dar um salto nos  números da cobertura vacinal, com a iniciativa de fazer os agentes de saúde visitar as pessoas dos grupos prioritários.


Ela disse que em relação às crianças, o município chegou a fazer uma negativa aos pais para que esses levassem seus filhos para se vacinar e aqueles que não cumprissem essa determinação teriam seus nomes enviados para o Conselho Tutelar e Ministério Público já que a legislação obriga a vacinação desse público.

FONTE: Tribuna Popular/Rádio Província

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Tribuna Popular

Tribuna Popular

Blog/coluna Programa Tribuna Popular, apresentado pelo Jornalista Jalmo Fornari há 30 anos é uma referência em rádio jornalismo na metade norte do Rio Grande do Sul. O programa é transmitido pela emissora nos sábados das 12:40hs às 14:00hs. O Jornal Província também tradicionalmente traz uma página com o nome de Tribuna Popular com assuntos da semana. Neste espaço você acompanha um resumo das principais entrevistas do programa.
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium