OUÇA 100,7 AO VIVO
Segunda, 22 de julho de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

04/05/2019 ás 13h30 - atualizada em 05/05/2019 ás 18h43

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

CIGRES promove mudanças no recebimento de lixo
Servidores recebem muitos produtos irregulares em meio ao lixo
CIGRES promove mudanças no recebimento de lixo
A triagem é feita em Seberi (Foto: Rádio Comunitária de Frederico Westphalen)

Luis Carlos Benedette, coordenador do CIGRES, Consórcio Intermunicipal dos Resíduos Sólidos, que em responsável pelo recebimento do lixo da região, participou do programa Tribuna Popular da Rádio Província, neste sábado, 4, onde comentou sobre as mudanças que estão sendo aplicadas na unidade.


Ele cita que no último dia 02 de abril, hoje mais um caso de contaminação de funcionários que trabalham no local e por isso foi restringido o horário para receber os produtos, pois agora, haverá um servidor que vai acompanhar a descarga do lixo que chega para identificar possíveis produtos que não deveriam estar no lixo. “Nossa primeira preocupação é preservar a saúde e integridade de nossos servidores.”


Benedette reconhece que isso vai gerar alguns programas para os transportadores, mas que não há outra alternativa neste momento. “Aquela contaminação do dia 03, não conseguimos identificar ainda o produto ativo, apenas sabemos que é veneno.”


Ele cita que muitos materiais não podem ir para o CIGRES, como lâmpadas, pneus, produtos de origem hospitalares, embalagens de agrotóxicos, sendo que esses produtos tem uma política reversa e as empresas que vendem são obrigadas a receber novamente. “As pessoas em particular acaba enviando esses produtos impróprios e coloca em risco a vida dos servidores.”


“O CIGRES  não é uma empresa, é um consórcio mantido pelos municípios, cada vez que temos um problema aumenta o custo e esse custo acaba caindo em casa município. A população vai pagar ela mesma o que ela mandar para lá.”


As orientações repassadas pelo coordenador, é que os cidadãos façam suas coletas seletivas, que diminuiria muito o custo e facilitaria a vida dos servidores que trabalham no local. Ele pede a população que cuide e evite materiais hospitalares, pneus, eletrônicos, lâmpadas, embalagens de agrotóxicos e outros. “Se cada um fizer na sua casa vai ficar muito mais fácil para o nosso trabalho aqui.”

FONTE: Tribuna Popular/Rádio Província

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Tribuna Popular

Tribuna Popular

Blog/coluna Programa Tribuna Popular, apresentado pelo Jornalista Jalmo Fornari há 30 anos é uma referência em rádio jornalismo na metade norte do Rio Grande do Sul. O programa é transmitido pela emissora nos sábados das 12:40hs às 14:00hs. O Jornal Província também tradicionalmente traz uma página com o nome de Tribuna Popular com assuntos da semana. Neste espaço você acompanha um resumo das principais entrevistas do programa.
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium