OUÇA 100,7 AO VIVO
Quarta, 22 de maio de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

27/04/2019 ás 14h16 - atualizada em 27/04/2019 ás 15h45

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Corsan: Não há presença de nenhum composto nas águas tratadas e ofertadas
Declaração foi dada por diretor da Corsan em entrevista a Rádio Província
Corsan: Não há presença de nenhum composto nas águas tratadas e ofertadas
Eduardo Carvalho falou sobre relatório que apontou presença de agrotóxicos na água da região (Foto: Fabiano do Amaral)

O diretor de Operações da Corsan, Eduardo Carvalho, participou do programa Tribuna Popular da Rádio Província FM, deste sábado (27), onde conversou com o jornalista Jalmo Fornari sobre o estudo que denunciou a presença de agrotóxicos na água de uma em cada quatro cidades brasileiras. Na Região Celeiro, houve apontamentos em Miraguaí e Três Passos.


Eduardo Carvalho iniciou a entrevista comentando que para base de comparação foram encontrados mais de 500 municípios em São Paulo que apresentaram esses resultados e no Rio Grande do Sul foram apenas 14, sendo que nem todos são atendidos pela Corsan. Comentou também que é necessária uma análise criteriosa destes números e informações, pois há muitos elementos que precisam ser levados em conta.


Segundo ele, a regulamentação da qualidade da água prevê análise semestralmente, onde são avaliadas mais de mil cidades. – A Corsan tem laboratório de última geração e faz análises em água bruta e da água tratada – revelou nosso entrevistado.


O diretor de Operações explica que a análise é feita na água bruta e quando encontrada alguma anormalidade é realizado também na água tratada. – Na água tratada, nenhum resultado negativo foi detectado pelos nossos laboratórios – reiterou Eduardo Carvalho, acrescentando que na água bruta muito raramente são encontradas pequenas porções de substâncias.


Recentemente, segundo o dirigente da Corsan, foram aumentados os parâmetros de buscas em amostras, sendo os 27 que apareceram na pesquisa e mais 46 que são direcionados para a produção agrícola característica do Rio Grande do Sul.


– Poucas vezes é detectada alguma substância na água bruta e sempre em valores muito abaixo do permitido pela legislação e que nunca foram encontradas essas substâncias na água tratada pela Corsan – destacou Eduardo Carvalho. Ele frisou que os consumidores podem se tranquilizar nesse sentido. – Até o momento não há presença de nenhum composto nas águas tratadas e ofertadas pela Corsan no Rio Grande do Sul – ressaltou o diretor de Operações.


Conforme nosso entrevistado, quando identificada alguma substância, além do já tradicional tratamento feito com cloro e flúor, também é acrescido o tratamento com carvão ativado para fazer a absorção química desses vestígios.


Sobre as orientações para a comunidade regional, Eduardo Carvalho disse que em relação à segurança da água, as pessoas podem ter a certeza que os procedimentos realizados pela Corsan estão dentro das normas internacionais com os métodos mais rigorosos possíveis. – No segundo ponto, como técnico que trabalha há mais de 30 anos nesta área, me remete o pensamento sobre a origem, se esses produtos que estão sendo usados na agricultura são regulados? Se há acompanhamento técnico? Eu coloco também isso, me despindo um pouco de ser da Corsan, mas como técnico e cidadão – finalizou o diretor de Operações da Companhia Rio-grandense de Saneamento.

FONTE: Rádio Província

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Tribuna Popular

Tribuna Popular

Blog/coluna Programa Tribuna Popular, apresentado pelo Jornalista Jalmo Fornari há 30 anos é uma referência em rádio jornalismo na metade norte do Rio Grande do Sul. O programa é transmitido pela emissora nos sábados das 12:40hs às 14:00hs. O Jornal Província também tradicionalmente traz uma página com o nome de Tribuna Popular com assuntos da semana. Neste espaço você acompanha um resumo das principais entrevistas do programa.
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium