OUÇA 100,7 AO VIVO
Quarta, 21 de agosto de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

26/04/2019 ás 10h42

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Equipes seguem encontrando focos do mosquito da dengue em Tenente Portela
Em Três Passos, nesta semana o número de contaminados com a doença subiu para sete
Equipes seguem encontrando focos do mosquito da dengue em Tenente Portela
Micheli Vargas participou de Congresso na Serra Gaucha (Foto: Divulgação)

Não é raro, andando pelas ruas de Tenente Portela, você encontrar um servidor, vestindo colete amarelo, devidamente identificado, batendo de porta em porta, buscando, em um trabalho que a secretária municipal de saúde, Micheli Vargas, classifica como de formiguinha, pelos focos onde se proliferam os mosquitos transmissores da Dengue.


Era de se esperar que a essa altura, levando em conta o grande número de casos registrados no município, que já chega a 14, que a população já estivesse fazendo a sua parte e contribuindo, por conta própria, com a eliminação dos focos de larvas, no entanto, o que as equipes estão encontrando é um cenário bem diferente.


Focos do mosquito estão sendo encontrados da mesma forma. Locais com água acumulada, e na sua grande maioria com vários focos de larvas estão sendo observadas em praticamente todas as áreas da cidade. Mesmo com os alertas e orientações, por parte do poder público e da imprensa, as pessoas simplesmente não estão se movimentando no sentido de exterminar com os focos do mosquito.


Nesta semana, pelo menos até o fechamento desta edição ainda não haviam ocorridas modificações nos números, ou seja, Tenente Portela registra 14 casos confirmados de Dengue autóctone. Outras amostras estão sendo analisadas pelo Laboratório Central do Estado e devem ter seus resultados divulgados dentro em breve.


A secretária de saúde disse que mesmo assim há outros pacientes que procuraram o posto de saúde apresentam os sintomas da doença e que as amostras desses pacientes também está sob análise do laboratório.


Em Três Passos, nesta semana o número de contaminados com a doença subiu para sete. O fumacê, que já esteve em Tenente Portela, foi aplicado no Bairro Érico Veríssimo, local onde está concentrado o maior número de casos na capital da Região Celeiro.


Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Tenente Portela a secretária municipal de saúde e saneamento de Tenente Portela, Micheli Vargas, esteve participando do 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), realizado em Bento Gonçalves, dos dias 22 a 24 de abril. Na terça-feira, 23, a titular da pasta portelense esteve apresentando o trabalho realizado pelas equipes no combate ao Aedes Aegypti, durante a Mostra de Experiências Exitosas.


Devido a incidência de casos autóctones de dengue no município, o trabalho de fiscalização foi ampliado, intensificando os mutirões para eliminação de criadouros do mosquito transmissor da doença. Micheli apresentou as ações desenvolvidas e os resultados obtidos com a parceria das demais secretarias municipais e da comunidade.


“Foi um momento de compartilhar as experiências que tiveram êxitos nos municípios. A partir dessa troca de vivências, ficou evidente o quanto a soma de esforços pode multiplicar aprendizados e resultados”, destacou a Secretária.


 

FONTE: Jornal Província

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium