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Cidades

26/04/2019 ás 10h40

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Zaca: Importância das Joelheiras no Treinamento de Força
A maioria dos movimentos que envolvem agachamentos solicitam as articulações dos joelhos
Zaca: Importância das Joelheiras no Treinamento de Força
Foto: Divulgação

As joelheiras são usadas por atletas em todo o mundo. Extremamente populares nos boxes de crossfit, permitem auxiliar o praticante durante os agachamentos.


As joelheiras são um acessório para os joelhos, que os protege de futuras lesões e danos nos tendões. Este tipo de proteção é importante quando se coloca os joelhos sobre pressão constante nos treinos diários. Fazem uma compressão no joelho aumentando o fluxo sanguíneo e reduzem a dor. Isso é importante não só durante o treino, mas depois para ajudar a recuperação. A compressão é de vital importância, os joelhos ficam mais quentes e com esse fluxo de sangue ajuda a reduzir a dor e o inchaço durante e após o treino.  As joelheiras também ajudam na mecânica dos movimentos, ajudam no suporte das articulações e ligamentos dos joelhos durante os movimentos.


A maioria dos movimentos que envolvem agachamentos solicitam as articulações dos joelhos, à medida que vai levantando carga mais pesada os joelhos ficam sobre maior pressão. O risco de desenvolver tendinite progressiva aumenta bastante. Quando se está a fazer algum treino que tenha movimentos tipo snatch e clean and jerk, entre outros as joelheiras podem fornecer suporte adicional contra as tensões colocadas por esse tipo de movimentos. Prevenindo o risco de lesões e dores por sobrecarga de esforço nos joelhos. As vantagens de utilizar as joelheiras dependem muito da sua idade, passado atlético (em outros desportos), forma e técnica nos movimentos. Em resumo todos podem se beneficiar com a utilização de joelheiras, desde os novatos aos atletas de competição. Há que ter em conta que as joelheiras são apenas uma ajuda na prevenção de lesões, não vai resolver todos os seus problemas. E não pense que só por usar joelheiras não vai ter lesões.


Alguns estudos apontam que as joelheiras são muito mais eficientes em reduzir a fadiga se utilizadas por longos períodos de tempo. Assim talvez seu benefício seja maior em atletas de alto nível, pois eles permanecem mais tempo treinando e consequentemente mais tempo usando equipamento compressivo.


Esse tipo de atleta também sofre com mais volume de treino e maior intensidade relativa nos treinos, devido aos seus níveis de força elevados.


Para quem pratica esporte apenas de maneira recreativa, as joelheiras parecem uma boa opção para se adaptar a um aumento do volume ou intensidade de treino em atletas com alguma maturidade no treinamento de força e segurança nos movimentos. Elas nunca devem ser usadas para remediar dores articulares, tentar compensar problemas de movimento ou falta de desenvolvimento ligamentar e muscular.


 

FONTE: Jornal Província

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