OUÇA 100,7 AO VIVO
Quarta, 22 de maio de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

20/04/2019 ás 15h41 - atualizada em 20/04/2019 ás 16h03

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Turma da escola Cléia proíbe o uso do celular em sala de aula
Professora Cleusa Maria Walter conta que já é perceptível o maior interesse dos alunos nos conteúdos
Turma da escola Cléia proíbe o uso do celular em sala de aula
Iniciativa foi apresentada pela turma 303, cujos colegiais permanecem no educandário em tempo integral (Foto: Eduardo Salvadori)

Vivemos numa época em que o telefone celular se tornou parte da vida da grande maioria da população mundial. Além das funcionalidades originais, os aparelhos ainda podem ser personalizados com aplicativos de acordo com as necessidades do proprietário.


Inegavelmente, o manuseio do telefone celular fez diminuir o tempo de conversação entre as pessoas. Essa situação é, muitas vezes, facilmente percebida no ambiente familiar, de trabalho, nas escolas e em locais públicos. Por outro lado, os aparelhos com maior tecnologia facilitam o cotidiano de milhares de pessoas, especialmente aquelas que utilizam as ferramentas disponíveis para fins profissionais.


Com a enorme variedade de redes sociais e a fácil instalação nos celulares, sem dúvidas, os mais adeptos destes APPs de entretenimento e interação são os jovens e os adolescentes. Paira sobre eles, uma extrema necessidade de manter contato com outros usuários. No entanto, esse hábito não é exclusividade dos indivíduos até 18 anos. Existe um considerável contingente de adultos e, por que não, de idosos também, que não permanecem muitos minutos sem dar uma olhadinha na tela do aparelho. Porém, os debates se o uso constante do telefone celular é prejudicial ou não, é mais direcionado para as classes de jovens e adolescentes.


E foi justamente por meio de uma rede social, que a reportagem do Sistema Província de Comunicação tomou conhecimento da iniciativa adotada pelos estudantes do 3º ano do ensino médio da escola estadual Cléia Salete Dalberto, de Tenente Portela.


A ideia de criar uma caixa para depositar os celulares durante o período de aula partiu da aluna Juciele Werepkowsky, vice-presidente da turma 303, e logo foi repassada aos seus colegas. Cientes da necessidade de maior concentração e aprendizado dos conteúdos curriculares, a iniciativa foi acatada sem contestações contundentes. Lembrando que o 3º ano do ensino médio antecede o início da vida universitária.


A vontade dos estudantes em instituir o não uso do celular durante as aulas foi apresentada numa reunião de planejamento que envolveu líderes de turmas e coordenadores do educandário. A revelação da ideia gerou surpresa nos professores, mas prontamente declararam apoio total a iniciativa.


A caixa para o depósito dos aparelhos começou a ser utilizada na semana passada e já mostra uma mudança perceptível no comportamento em sala de aula. Conforme a professora de Geografia, Cleusa Maria Walter, vários colegiais que antes tinham sua atenção voltada para o celular, agora se concentram e se dedicam mais aos conteúdos.


– Mesmo que ainda persistam as conversas paralelas, eles se mostram mais interessados nos temas trabalhados em sala de aula – frisou a educadora. Ela confessou que ficou surpresa com a atitude do 3º ano e não tem dúvidas que haverá aumento no rendimento da turma.


A aluna Juciele Werepkowsky contou ao repórter Eduardo Salvadori, do Sistema Província de Comunicação, que a ideia surgiu após ela perceber que alguns colegas precisavam de uma medida rápida e eficaz para melhorar o desempenho em sala de aula.


A iniciativa é levada tão a sério que até mesmo o nosso repórter necessitou de uma autorização especial dos líderes da turma 303 para utilizar o telefone celular e fazer as fotos que você vê nesta reportagem.


O aumento do interesse em sala de aula percebido na turma 303 e a repercussão positiva da ideia também são comemorados pela direção da escola Cléia Salete Dalberto, que pretende, em pouco tempo e com a colaboração dos estudantes, implantar a ‘caixinha’ em outras séries.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium