OUÇA 100,7 AO VIVO
Quarta, 21 de agosto de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

09/03/2019 ás 13h46

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Criminalista detalha como vai ser o Júri do Caso Bernardo
Advogado comenta as particularidades do caso
Criminalista detalha como vai ser o Júri do Caso Bernardo
Marcelo Barros tem ampla experiência em Tribunais do Júri (Foto: Arquivo Pessoal)

O advogado criminalista Marcelo Barros, especialista em Tribunal do Júri,  conversou com o jornalista Jalmo Fornari sobre os ritos e detalhes que ocorrerão durante o julgamento do Caso Bernardo.


Ele diz que todos os juristas do estado estão acompanhando o caso, focado para acompanhar em virtude da grande repercussão. Ele cita ainda que este é um dos maiores júris da história criminal do estado.


“O fato de que envolve uma criança como vítima, a situação dos réus, quem são, a condição pessoal deles, faz com que esse seja júri tem particularidades muito similares, sendo que será uma grande oportunidade de laboratório para comunidade jurídica.”


Sobre o rito do Tribunal do Júri, ele disse que serão escolhidos 7 jurados entre um grupo de 25 que estarão a disposição. Essa é a primeira parte, a formação do conselho de sentença.


O júri apresenta aos jurados a denúncia, lendo a denúncia e as acusações que serão julgados. Após isso é aberto espaço para questionamento dos réus e em seguida são ouvidas as testemunhas.


O especialista ainda comentou sobre a retirada de pelo menos 10 testemunhas de defesa que foram liberados pelas defesas. Ele acredita que a oitiva destas testemunhas poderá economizar um grande tempo da duração do julgamento.


“É um caso muito peculiar, muito tenso, existe inclusive vídeos e áudios que poderão ser reproduzidos durante o julgamento.”


Ele cita também que o corpo de jurados ficará incomunicável inclusive entre elas próprias, sendo que os mesmos ficarão isolados, inclusive foi montado um esquema para que os jurados tomem café da manhã.


“O debate de idéias deverá ser de altíssimo nível, entre acusação e defesa. Os advogados envolvidos são experientes e o confrontamento das provas é que chamará mais atenção durante o processo.”


Barros cita uma particularidade, já que o advogado de Edelvania disse que vai apresentar uma nova tese em plenário. O advogado diz que isso chama atenção.


As teses de defesas seriam do pai uma negativa das acusações, da Graciele confessar, Edelvania que deve fazer uma confissão parcial e de Evandro que será de negativa de todas as acusações que pesam sobre si.


No campo especulativo o advogado disse que acredita na inocência do pai, Evandro, e de Evandro e na culpabilidade de Graciele e Edelvania. Ele ressalta que isso tudo no campo da especulação, já que ele não atua no caso e não tem pleno conhecimento dos detalhes do processo.


“A opinião publico já está definido, mas cabe agora ao corpo de sentença, se distancia desse sentimento para fazer um julgamento justo.”


Para finalizar Marcelo Barros acredita que a participação do pai é a que vai ter mais detalhes e vai chamar mais atenção durante o julgamento.

FONTE: Tribuna Popular

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Tribuna Popular

Tribuna Popular

Blog/coluna Programa Tribuna Popular, apresentado pelo Jornalista Jalmo Fornari há 30 anos é uma referência em rádio jornalismo na metade norte do Rio Grande do Sul. O programa é transmitido pela emissora nos sábados das 12:40hs às 14:00hs. O Jornal Província também tradicionalmente traz uma página com o nome de Tribuna Popular com assuntos da semana. Neste espaço você acompanha um resumo das principais entrevistas do programa.
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium