OUÇA 100,7 AO VIVO
Quarta, 21 de agosto de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

25/01/2019 ás 10h28

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Importância do Alongamento Pós Treino
Se o objetivo de alongar após a atividade for relaxar ou “soltar” a musculatura, podemos considerar que o procedimento pode ser indicado
Importância do Alongamento Pós Treino
Reprodução

Apesar do consenso sobre a importância desses exercícios para a melhora da flexibilidade, existem dúvidas se precisam ser feitos depois da atividade física.


O alongamento é um procedimento absolutamente necessário em qualquer programa de condicionamento físico. Podemos caracterizar que existem três qualidades físicas básicas: força, resistência e flexibilidade. Os exercícios de alongamento são necessários exatamente para proporcionar melhora de flexibilidade, assim como aos exercícios aeróbicos melhoram resistência e os exercícios com pesos melhoram a força.


Apesar do consenso a respeito da sua importância ainda existem muitas dúvidas a respeito de alongamento, dentre as quais a indicação ou contraindicação de alongar após o treino. Esta é uma situação que requer uma análise cuidadosa do objetivo que se tenha ao alongar após o treino. Podemos fazer algumas considerações pontuais.


Se o objetivo de alongar após a atividade for relaxar ou “soltar” a musculatura, podemos considerar que o procedimento pode ser indicado. Vale lembrar que neste caso o alongamento deve ser leve, de menor amplitude articular e de mais curta duração, atendendo o objetivo de realmente contribuir para restabelecer a condição de recuperação muscular, sem causar dor ou desconforto, pelo contrário, promovendo alívio.


No pós-treino, não se deve ter como propósito alongar para melhorar a flexibilidade. O exercício realizado imediatamente antes sempre provoca micro-traumas musculares, de magnitude tanto maior quanto mais intensa ou prolongada tenha sido a sessão do treino. Nesta circunstância, os músculos não devem e não podem responder adequadamente ao alongamento para melhora de flexibilidade.


Pelo contrário, o alongamento vigoroso pode agravar os micro-traumas e causar um quadro de dor muscular tardia ainda mais severo. Para melhora flexibilidade, os músculos devem ser alongados enquanto íntegros. Ou seja, antes do treino ou preferivelmente em outro momento dissociado de um treino de resistência ou de força.


Quando o objetivo fundamental do treinamento é a hipertrofia muscular, o alongamento pós-treino pode até ser considerado um aliado. Alongar vigorosamente músculos que foram solicitados de forma localizada e intensa como no treinamento com pesos, pode potencializar os micro-traumas que se constituem no princípio do estímulo para a reconstrução muscular e ganho de massa. Neste caso não existe nenhuma contribuição para melhora de flexibilidade nem benefício para melhorar a recuperação.


Podemos perceber que alongamento pós-treino pode ser adequado ou contraindicado, dependendo da maneira como é feito e do que se tenha como objetivos.


 

FONTE: Jornal Província

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Coluna do Zaca

Coluna do Zaca

Blog/coluna Informações sobre atividades físicas e a melhor maneira de levar uma vida saudável
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium