09/07/2018 ás 11h01
Raiana Silva
Tenente Portela / RS
Com sete casos de sarampo confirmados no Rio Grande do Sul, autoridades de saúde alertam para a baixa procura por vacina contra a doença. As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, para pessoas com faixa etária a partir dos 12 meses até os 49 anos. A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. É importante levar a carteira de vacinação ao posto de saúde. Duas doses valem para a vida inteira. Quem já teve a doença também está protegido.
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa para pessoa, por tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso, a doença é considerada altamente contagiosa e a única forma efetiva de prevenção é a vacina. Toda pessoa que, independente da idade e situação vacinal, apresentar febre e manchas vermelhas no corpo, além sintomas como tosse, coriza ou conjuntivite, deve procurar atendimento para ser avaliado.
O sarampo é uma doença considerada perigosa e estava eliminada do país, conforme Declaração da Organização Pan-Americana da Saúde recebida em setembro de 2016. A infecção já foi considerada “doença comum na infância” décadas antes de ser eliminada do Brasil em meados dos anos 1990.
FONTE: G1
Há 5 horas
Tribuna Popular: Delegado detalha investigação no caso de atropelamento em Tenente PortelaHá 5 horas
Tribuna Popular: Alessandro Braucks: "O clima beneficiou muito a cultura do milho"Há 22 horas
Brigada Militar recaptura foragidos em Redentora e Coronel BicacoHá 22 horas
Empresa abandona formatura da turma de veterinária da Uceff na véspera do eventoHá 1 dia
Polícia Civil prende motorista que atropelou catador em Tenente Portela