OUÇA 100,7 AO VIVO
domingo, 23 de setembro de 2018
55 9 9137-5869
Especiais

04/07/2018 ás 14h36 - atualizada em 04/07/2018 ás 17h41

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Chama crioula estadual será acesa em Tenente Portela em 2019
CTG Guardiões da Fronteira será organizador do evento
Chama crioula estadual será acesa em Tenente Portela em 2019
(Foto: Giordano Bruno)

A chama crioula da semana farroupilha de 2019 será acesa em Tenente Portela. O anuncio foi feito no último sábado, 30, no encontro de patrões da 20ª Região Tradicionalista realizado em Boa Vista do Buricá.


A 20ª Região Tradicionalista tinha recebido o direito de realizar o evento neste ano pelo rodizio pré-estabelecido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, que determina que a cada ano a chama seja acessa em uma região do estado.


O CTG Guardiões da Fronteira encabeçou o projeto que credenciou o município para a honraria. Foram apresentados dois projetos históricos culturais que serviriam de referência para o evento. O primeiro tinha como base a Terra Indígena do Guarita e o segundo a história do Movimento Tenentista no Rio Grande Sul com base na morte do patrono do município, Tenente Mario Portela Fagundes.


Os detalhes, como local de acendimento, programação e desenvolvimento do projeto será divulgado dentro dos próximos meses pela patronagem do CTG Guardiões de Fronteira.


Algumas empresas já estão apoiando o movimento bem como o poder público portelense. A expectativa é que representantes de todas as regiões tradicionalistas do estado venham a Tenente Portela na data que ainda será definida, provavelmente em agosto de 2019, para buscar a centelha e distribuí-la para todos os CTGs do Rio Grande do Sul.


Neste ano a chama será acesa em Iraí, representante da 28ª Região Tradicionalista. O acendimento da Chama Crioula é hoje um dos mais importantes eventos dentro do calendário do movimento tradicionalista do Rio Grande do Sul e repete-se anualmente desde 1947 e marca abertura dos festejos farroupilhas no estado.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium